quarta-feira, 8 de outubro de 2008

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PREFEITOS DE SANTO ANTONIO DO SUDOESTE






1952 a 1956 - Percy Schereiner
Percy Schreiner nasceu em 05 de outubro de 1921, em Dionísio Cerqueira-SC, filho de Arlindo Schreiner e Laurentina de Lara Schreiner. Passou a residir em Santo Antonio no ano de 1945, se estabelecendo como comerciante, atividade que manteve por muitos anos. Casado com Eloyna Alves dos Anjos com quem teve 14 filhos. Em 1949 exerceu o cargo de Sub-Prefeito do então Distrito de Santo Antonio do Barracão. Foi o primeiro prefeito desta cidade, 1952 a 1956, e se manteve a frente do Executivo por mais uma gestão, 1960 a 1964. Faleceu no dia 07 de março de1975.




1956 a 1960 - Armando Fcº José Fassini
Nasceu em Carazinho-RS, aos 17 de novembro de 1925. Filho de Moisés Fassini e Catarina Fassini. Casou-se com Carmem Manoela Longhi e tiveram uma filha: Claudete Fassini. Fixou residência em Santo Antonio no ano de 1948. Faleceu ainda no exercício do mandato, sendo sustítuido pelo então ex-prefeito Percy Schreiner no período de dois anos. prefeito.









1960 a 1964 - Percy Schereiner
Percy Schreiner nasceu em 05 de outubro de 1921, em Dionísio Cerqueira-SC, filho de Arlindo Schreiner e Laurentina de Lara Schreiner. Passou a residir em Santo Antonio no ano de 1945, se estabelecendo como comerciante, atividade que manteve por muitos anos. Casado com Eloyna Alves dos Anjos com quem teve 14 filhos. Em 1949 exerceu o cargo de Sub-Prefeito do então Distrito de Santo Antonio do Barracão. Foi o primeiro prefeito desta cidade, 1952 a 1956, e se manteve a frente do Executivo por mais uma gestão, 1960 a 1964. Faleceu no dia 07 de março de1975.





1964 a 1969 - Pedro Corrêa
Nasceu no dia 09 de novembro de 1923 na cidade da Lapa, estado do Paraná, casou-se com Dª Lígia Coutinho Corrêa em 31 de março de 1951, o casal tem três filhos: Ubirajara Pedro, Ubiratã Luiz, Uberaci Guilherme (falecido).Pedro Corrêa veio para esta região nomeado Oficial de Rendas do Estado para exercer esta função em Barracão no ano de 1956, transferiu-se para Santo Antonio onde desempenhou esta atividade até ser assumir o Executivo Municipal. Reside nesta ainda nesta cidade.







1969 a 1980 - Ary Faria Furquim
Natural de Rio Branco-RS, nasceu no dia 18 de janeiro de 1935. Filho de Darcy e Catarina Faria Furquim. Casado com Glaci Pacheco Furquim, o casal tem quatro filhos: Roberto, Darcy, Sergio e Anelise. Passou a residir em Santo Antonio no ano de 1963, quando veio designado como Delegado Regional da Polícia e posteriormente Promotor Público nesta cidade, licenciando-se para assumir o Executivo Municipal.









1980 a 1985 - Ernani A. Hartmann
Nascido em 25 de novembro de 1943, natural de Cruz Alta-RS, filho de Peados Hartmann e de Josina Francisco de Souza, foi serventuário da Justiça do Foro Extra-Judiciário de Capitão Leônidas Marques-PR. Foi afastado do cargo em 1983.









1986 a 1988 - Ademar Luís Traiano
Ademar Luiz Traiano nasceu em 1953, na cidade paranaense de Francisco Beltrão. Bacharel em Direito pela Universidade de São Carlos (SP), iniciou sua vida pública no PMDB, como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1983. Em 1986 foi eleito prefeito daquele município (1987/90), onde se destacou como administrador e por onde se elegeu, em seguida, presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP.Em 1990, pelo PRN, foi eleito deputado estadual com 11.678 votos. Logo no início de seu primeiro mandato foi escolhido por seus pares para ocupar a 2ª Secretaria da Mesa Executiva da Assembléia, chegando a assumir a 1ª Secretaria na mesma legislatura, com o afastamento do então deputado João Batista de Arruda, eleito prefeito de Francisco Beltrão.Nos anos de 1995 e 1996 Ademar Traiano ocupou o cargo de diretor administrativo e financeiro da Ferroeste, quando participou diretamente do processo de implantação da ferrovia. Reassumiu uma cadeira no Legislativo Estadual em 1997, no PTB. Com 29.859 votos foi reeleito para novo mandato na Assembléia Legislativa (99/02), período em que exerceu inclusive a liderança do partido. Membro de diversas comissões técnicas da Casa de Leis, Traiano foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e relator da CPI dos Supermercados. Atuando sempre em defesa dos interesses do Oeste e do Sudoeste do Paraná, o parlamentar contribuiu para que importantes recursos fossem canalizados para estas regiões, viabilizando a construção de barracões industriais, pavimentação de estradas, instalação de postos de saúde, construção e a reforma de escolas, construção de quadras esportivas, além de creches e outros benefícios.Ademar Traiano também lutou para que mais recursos fossem destinados para a agricultura, para o desenvolvimento da bacia leiteira e para os trabalhos de correção do solo, com o emprego do calcário. Na mesma linha, o deputado deu apoio integral ao desenvolvimento da fruticultura e da agroindustrialização, com o surgimento de novos centros de comercialização. Reeleito pelo PSDB em 2002, com 41.312 votos, o deputado pretende continuar na defesa dos municípios que representa, dedicando especial esforço no sentido de incrementar a agroindustrialização e desenvolver ainda mais a agricultura da sua região. "Além destas prioridades, estaremos direcionando esforços no atendimento das reivindicações administrativas de nossos municípios", destaca. No Legislativo o deputado integra as comissões de Constituição e Justiça; Finanças; Orçamento; Segurança Pública; Turismo; Assuntos do Mercosul e atualmente preside a Comissão de Redação.















1988 a 1992 - Manfredo Germano Knapp











1992 a 1996 - Osmar Traiano











1996 a 2000 - Napoleão G. Adamante








2000 a 2004 - Zelírio Peron Ferrari
Filho de Nestorino e Jandira Peron Ferrari. Nasceu no município de Palmeira das Missões, estado do Rio Grande do Sul, em 13 de Janeiro de 1952, sendo o filho mais velho da família que se compõe de mais 5 irmãos homens e uma mulher.No ano de 1956 veio residir em Santo Antonio do Sudoeste, mais precisamente na comunidade de São Francisco onde seus pais mantinham comércio e trabalhavam com compra de cereais e suínos.Fez seus estudos iniciais na escola daquela comunidade formando-se no 2º grau no Colégio Humberto de Campos em 1970. Em Fevereiro de 1978, casou-se com Ilva Maria Milani com a qual teve três filhos sendo, Francieli, Tatiana e Franco Zelírio. Também é pai de Leonardo Rodrigues, o seu filho mais velho. Destacou-se como empresário na qualidade de diretor da empresa Olvepar Ferrari, atualmente Peron Ferrari SA, com diversas unidades no estado e filial em Mato Grosso. Na comunidade sempre exerceu larga influência como liderança atuando em muitas de nossas entidades, com destaque para a presidência da ACISAS, do Lions Clube e do Nacional Esporte Clube, bem como, tendo participado de muitas outras diretorias como sócio e colaborador. Dentre os diversos diplomas que recebeu no decorrer de sua vida, sempre residindo aqui, Zelírio evidencia com muito orgulho o de “Personalidade do Sudoeste do Paraná, em 1978 numa de suas gestões de vereador. Na sua carreira política elegeu-se vereador por duas vezes, nas gestões de 1977 a 81 e de 82 a 88, tendo, nesta última, precisamente nos anos de 81 a 82, exercido a presidência da egrégia Casa Legislativa santo-antoniense. No ano de 2000, apoiado pela comunidade e maciça maioria dos partidos aqui constituídos, elegeu-se prefeito municipal de Santo Antonio do Sudoeste para a gestão entre 2001 e 2004. Em 2002, na capital, Curitiba, através de pesquisa realizada pela empresa OLHE, promoções e eventos de Matinhos, Zelírio recebeu a condecoração de Prefeito Atuante, juntamente com outros 29, de todo o estado do Paraná. Em 2004 foi agraciado com o título dos 5 melhores prefeitos do Paraná, através de pesquisa realizada pelo Instituto Atlas de Curitiba.







Reeleito Prefeito para o mandato de 2005-2008.









Atual Prefeito : Ricardo Ortinã 2009-2012

INFORMAÇÕES

Santo Antônio do Sudoeste
Santo Antônio do Sudoeste é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2008 é de 19.260 habitantes. Sua emancipação política é datada de 14 de Novembro de 1951. Faz fronteira com o município argentino de San Antonio, localizado na província de Misiones. O rio Santo Antônio é que divide os dois municípios, que estão interligadas por uma ponte e respectivas aduanas.
Atualmente Santo Antonio do Sudoeste é um grande pólo industrial de confecção de roupas na região.
História
Os primeiros moradores a se instalarem na região onde hoje se localiza o município de Santo Antônio do Sudoeste, foram Dom Lucca Ferrera e João Romero, oriundos da vizinha República do Paraguai, ali chegados em 1902. Encontraram naquela região grande quantidade de erva-mate nativa e, como a venda desse produto fosse vantajosa, iniciaram a sua extração e exportação para a Argentina.
Nos primeiros anos, aqueles exploradores enfrentaram muitas dificuldades, pois toda a região era um sertão que parecia não ter fim, habitada por grandes hordas indígenas e ligada a outros centros apenas através de picadas abertas em plena floresta. O surgimento efetivo do povoado, que recebeu a denominação de Santo Antônio, deu-se somente em 1912, com a chegada de um grupo de colonos tendo à frente Afonso Arrachea. O comércio de erva-mate continuou sendo a principal atividade dos habitantes da povoação, pois não havia estradas ou outras vias de comunicação que possibilitassem outros empreendimentos.
Dom Lucca Ferrera foi substituído na extração e comércio de erva-mate, por uma empresa argentina com o nome de Pastoriza, a qual se dedicou a esse lucrativo ramo de atividade até que por volta de 1920. Após a elevação do povoado à condição de Distrito Administrativo e Judiciário do Município de Clevelândia, iniciou-se a abertura de estradas, as quais deram à localidade notável impulso, atraindo grandes levas de agricultores procedentes de outras regiões do Paraná e dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que ali se estabeleceram, dedicando-se à agricultura e, especialmente, à criação de suínos. Em 1951 foi criado o município de Santo Antônio, que pela Lei Estadual nº 5322, de 10 de maio de 1966, tomou a denominação de Santo Antônio do Sudoeste.
Dom Lucca Ferrera, ao colocar o nome de Santo Antônio no povoado, prestou dupla homenagem, sendo uma a seu filho chamado Antônio e outra, ao santo padroeiro da localidade. O topônimo foi acrescido de “Sudoeste” devido à sua localização.



Aniversário
14 de Novembro de 1951
Fundação
1912
Gentílico
santo-antoniense
Lema
Prefeito(a)
Zelírio Peron Ferrari (PMDB) atual
Ricardo Ortiña (pr) 2009

Localização

26° 04' 12" S 53° 43' 22" O26° 04' 12" S 53° 43' 22" O
Estado
Paraná
Mesorregião
Sudoeste Paranaense
Microrregião
Francisco Beltrão
Região metropolitana
Municípios limítrofes
Ampére, Bom Jesus do Sul, Pinhal de São Bento, Pranchita, Salgado Filho e San Antonio (Misiones, Argentina)


Hino


Santo Antônio do SudoesteSentinela em dormida a velarTu nasceste de um sertão agreste,Pelo valor de uma raça exemplarE hoje ostentas a cidade ao vivo fortePara gáudio do teu povo ao braço forte
Santo Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coraçãoSanto Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coraçãoÉs um elo a ligar com afeição, Nosso povo a um povo irmãoAos que buscam pouso para se abrigar Tens um solo dadivoso a ofertarSanto Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coraçãoSanto Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coraçãoAos maiores que ficaram na HistóriaNosso preito carinhoso de saudadeOs seus feitos da mais intensa glóriaLembraremos por toda a eternidadeSanto Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coraçãoSanto Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coraçãoÉs no Paraná varonilUm celeiro de riqueza sem igual,Recanto feliz do meu BrasilRelicário de um ideal!Santo Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coraçãoSanto Antônio, adorado rincãoViverás para sempre em nosso coração
Obtido em "http://pt.wikisource.org/wiki/Hino_do_município_de_Santo_Antônio_do_Sudoeste"
Distância até a capital
650 quilômetros
Características geográficas
Área
325,672 km²
População
19.260 hab. est. IBGE/2008 [1]
Densidade
57,17 hab./km²
Altitude
447 metros
Clima
Sub-Tropical
Fuso horário
UTC-3
Indicadores
IDH
0,715 PNUD/2000
PIB
R$ 110.964.387,00 IBGE/2003
PIB per capita
R$ 6.150,68 IBGE/2003

BREVE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE.